UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ZOOLOGIA
DISCIPLINA: Diversidade Animal I
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IBRAG11-12153
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 4 5 75

OBJETIVO(S):

Através de aulas expositivas, aulas práticas, estudos dirigidos e trabalho de campo, apresentar os fundamentos básicos da Zoologia e da diversidade animal representada pelos 39 filos de invertebrados, de modo comparado e evolutivo, ressaltando as relações ser vivo - ambiente, e em especial a biologia funcional frente às pressões seletivas.
EMENTA:

I- ZOOLOGIA. Definição. Histórico da Zoologia. Inter-relações da Zoologia com outras ciências. Zoologia como ciência: o método científico em Zoologia. Níveis hierárquicos do estudo zoológico. Zoologia Descritiva e Zoologia Evolutiva. A Zoologia no mundo contemporâneo.
II- REINO ANIMAL. Panorama geral da diversidade zoológica. Animal como ser vivo. Conceito de vida: hipóteses correntes (autopoiética, evolucionista, biossemiótica). Diferenciação do reino Animal em relação aos demais reinos. Reino animal no contexto dos seres vivos e dos Eucarya. Histórico dos sistemas de classificação (Lineus, Whitaker, Copeland, outros). A célula animal (estrutura, polaridade, junções celulares e proteínas de adesão); estrutura genética (Hox-genes); fisiologia (reprodução e heterotrofia). Representatividade qualitativa e quantitativa dos animais na Biosfera. Aplicações e importância dos invertebrados: na História, artes e cultura (uso como moedas, oferendas, ornamentos, etnozoologia); na farmacologia (moluscos, poriferos, cnidários e outros como produtores de fármacos); na alimentação (moluscos, crustáceos e outros); no cultivo (aquacultura, apicultura e outros); na medicina (invertebrados tóxicos e peçonhentos - moluscos, insetos, aracnídeos, anelídeos, cnidários, equinodermos); na parasitologia (invertebrados como hospedeiros intermediários (moluscos, crustáceos); invertebrados como vetores (insetos); invertebrados como parasitos (platelmintos, nematódeos); na agricultura (minhocas, insetos polinizadores).
III- DIVERSIDADE ZOOLÓGICA: Diversidade morfológica, genética e ecológica. Origem da diversidade zoológica. Hipóteses básicas de origem do Reino Animal (colonial e sincicial). Panorama geral dos filos zoológicos. Comunidades zoológicas terrestres e aquáticas: principais fatores que determinam a distribuição animal.
IV- CURADORIA BÁSICA EM ZOOLOGIA: Microscopia básica. Planejamento de trabalho de campo. Coleta. Preparo de anestésicos e fixadores. Coleções zoológicas didáticas e científicas.
V- PRINCIPIOS BÁSICOS DE SISTEMÁTICA E TAXONOMIA. Classificação, sistemática e taxonomia. Regras de nomenclatura. Escolas de classificação: gradista, fenética, cladistica. Sistemática filogenética: princípios básicos.
VI- CONCEITO DE BAUPLAN: Integração morfo-funcional. Homeostase e diversidade. Tipos estruturais básicos no Reino Animal.
VII- DESENVOLVIMENTO ANIMAL. Reprodução e desenvolvimento. Tipos de ovos. Segmentação do ovo. Blastulação. Gastrulação. Formação dos folhetos embrionários. mesoderma, cavidades corporais primárias e secundárias. Tipos de celoma. Importância do mesoderma e do celoma para a diversificação da estrutura animal. Larvas e ciclos de vida. Implicações filogenéticas dos tipos de celoma e dos tipos de larvas.
VIII- MORFOLOGIA ANIMAL: Homologia e analogia na morfologia animal. Simetria: eixos e planos corporais. Tamanho. Forma. Relação da simetria com modo de vida. Adaptações Estudo comparativo da alimentação, digestão, respiração, circulação, excreção, regulação osmótica, estruturas de suporte, locomoção, musculatura, sistema nervoso e órgãos dos sentidos nos diversos filos de invertebrados, num contexto evolutivo.
IX- NOÇÕES DE FILOGENIA ANIMAL: Principais clados do Reino Animal. Radiata e Bilateria. Protostomia e Deuterostomia. Lophotrochozoa e Ecdisozoa.

Metodologia: aulas expositivas, aulas prática de laboratório, aulas práticas de campo, estudos dirigidos. O trabalho de campo está centrado na metodologia de mini-projetos ou projetos de um dia, visando desenvolver a capacidade de observar, elaborar hipóteses, coletar e analisar dados. São realizados no Ceads (Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande) ou em outro local compatível com a proposta. Por questões de segurança e boa prática didática, são necessários um professor para cada grupo de 10 alunos em campo.

Avaliação: provas escritas teóricas, relatórios de aulas práticas de laboratório, relatório de aulas práticas de campo, seminários, estudos dirigidos individuais ou em grupos.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IBRAG11-08972 Biologia Animal
IBRAG11-12342 Diversidade Animal I
 
BIBLIOGRAFIA:

BARNES, R.S.K.; CALOW, P. & OLIVE, P.J.W. 1995. Os Invertebrados - Uma Nova Síntese. Atheneu Editora, São Paulo.
BARNES, R.S.K.; CALOW, P.; OLIVE, P.J.W.; GOLDING, D.W. & SPICER, J.I. 2008. Os Invertebrados - Uma síntese. Atheneu Editora, São Paulo
BRUSCA, R.C. & BRUSCA, G.J. 1990. Invertebrates. Sinauer Associates Publishers, Massachussets.
RUPERT, E.E.; FOX, R.S & BARNES, R.D. 2005. Zoologia dos Invertebrados. Editora Roca.
MOORE, J. 2003. Uma introdução aos Invertebrados. Technical Books. Rio de Janeiro
PAPAVERO, N. (org.) 1994. Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica. São Paulo, Editora UNESP. 285p.
RIBEIRO-COSTA, C. & ROCHA, R.M. 2006. Invertebrados: Manual de aulas práticas 2ª. Edição. Holos Editora, Ribeirão Preto.
HICKMAN JR.; C.P.; ROBERTS, L.S. & LARSON, A. 2004. Princípios integrados de Zoologia. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.