UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ZOOLOGIA
DISCIPLINA: Desenvolvimento Histórico das Ciências Biológicas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IBRAG11-12152
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Ao final do período, o aluno deverá ser capaz de:
Apresentar e discutir conceitos biológicos dentro de uma abordagem contextual de ensino de ciências, integrando filosofia das ciências e aspectos histórico-sociais
Ter noções básicas sobre a história das Ciências Biológicas
Apresentar e discutir os principais aspectos que marcaram a história da Biologia no Brasil

EMENTA:

Investigação científica. Biologia como um dos ramos das ciências naturais. Teoria da explicação biológica.
Correntes de pensamento em Filosofia Geral das Ciências e aplicações na Filosofia das Ciências Biológicas
Desenvolvimento Histórico das Ciências Biológicas
Mito, magia e Biologia
História da Biologia no Brasil
Programas de investigação científica e as divergências nas explicações evolutivas (adaptação, espécie, seleção)
Hierarquia dos Níveis de organização: Genes, moléculas e organismos
Antítese em ciências biológicas (forma e função, teleologia e causalidade, holismo e reducionismo, mente e corpo etc.)
Implicações do darwinismo: Sociobiologia e psicologia evolutiva
.
Metodologia:
Aulas expositivas e discussão de textos

Avaliação:
Apresentação de seminários e participação na discussão de textos.



BIBLIOGRAFIA:

- AZEVEDO, F. de (ed.) 1955. As Ciências no Brasil. 2 vols. Melhoramentos, São Paulo.
- BOWLER, P.J. 1998. Historia Fontana de las Ciencias Ambientales. Fondo de Cultura Económica, Mexico.
- BUNGE, M. 1985. La Investigacion Cientifica. Arial, Barcelona.
- CHALMERS, A. 1997. O que é ciência afinal ? Editora Brasiliense, São Paulo.
- GOHAU, G. 1987. História da Geologia. Fórum da Ciência 2, Publicações Europa-América.
- GRAVES, R. & R. PATAI. 1994. O Livro do Gênese: Mitologia Hebraica. Xenon, Rio de Janeiro.
- HAUSMANN, R. 1997. História da Biologia Molecular. SBG, Ribeirão Preto.
- HULL, D. 1988. Science as a Process: An Evolutionary Account of the Social and Conceptual Development of Science. Chicago University Press, Chicago
- HULL, D.L. & M. RUSE (eds.) 1998. The Philosophy of Biology. Oxford readings in Philosophy. OUP, Oxford.
- *MAYR, E. 1998. Desenvolvimento do Pensamento Biológico. UnB, Brasília.
- MELLO LEITÃO, C.F. 1937. A Biologia no Brasil. Biblioteca Pedagógica Brasileira, Brasiliana vol. 99, Companhia Editora Nacional.
- NORDENSKIOLD, E. 1928. History of Biology. Tudor, New York.
- PANCHEN, A. L. 1992. Classification, Evolution and the Nature of Biology. Cambridge University Press, Cambridge.
- PAPAVERO, N.; J.L. BOUSQUETS & J.M. ABE. 1997. Fundamentos de Biologia Comparada. Vol. I. De Platon a Haeckel. UNAM, Mexico D.F.
- RUIZ, R. & F.J. AYALA 1998. El Método en Las Ciencias: Epistemologia y Darwinismo. Fondo de Cultura Económica, Mexico.
- STERELNY, K. & P.E. GRIFFITHS 1999. Sex and Death: An Introduction to Philosophy of
Biology. Chicago University Press, Chicago.
*livro-texto