UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA HUMANA
DISCIPLINA: Geografia e Ensino
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG02-12078
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia EAD (versão 1)
IGEOG - Geografia EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Trabalhar conteúdos e metodologias para os Ensinos Fundamental e Médio. Desenvolver metodologias para a transposição textos científicos/textos didáticos. Promover o desenvolvimento de uma visão interdisciplinar no licenciando.
EMENTA:

Os conceitos de espaço, paisagem, lugar, território e região nos programas escolares e possíveis usos didáticos. As representações do mundo: cartografando a paisagem geográfica. A Geografia humana nas relações urbano-rural. A Geografia Regional em sala de aula: metodologias e temáticas atuais.


BIBLIOGRAFIA:

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 4ª ed. São Paulo: Papirus, 2003. 192p.
MORIN, E.. A Cabeça Bem-Feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 7ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. 128p.
PONTUSCHKA, N. N. e OLIVEIRA, A. U. Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002. 383p.
ROSS, J. L. Geografia do Brasil. 2ª ed. São Paulo: EDUSP, 1998. 549p.
TEODORO, A. e VASCONCELOS, M. L. Ensinar e Aprender no Ensino Superior: Por uma Epistemologia da Curiosidade na Formação Universitária. São Paulo: Mackenzie/Cortez, 2003. 124p.