UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Literatura Infanto-Juvenil
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-11972
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Fornecer instrumental teórico para o trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental e Médio. Conhecer a tipologia e manifestações da literatura infanto-juvenil e criar novas formas de lê-las e produzi-las.
EMENTA:

Texto literário e não-literário. Gêneros literários. Origem e caracterização do texto infanto-juvenil. Caráter plural da literatura. Intertextualidade e interdisciplinaridade. A relação leitor e escritor. Doutrinação e emancipação na literatura infanto-juvenil. A literatura infanto-juvenil e sua relação com o processo de alfabetização e formação do leitor; Tipologia e análise das manifestações da literatura infanto-juvenil. A literatura infanto-juvenil e as tecnologias da informação e da comunicação.


BIBLIOGRAFIA:

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CADEMORTORI, Ligia. O professor e a literatura. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
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COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. 5ª Ed. Amarilys, 2010.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2010.
HUNT, Peter; KINIPEL, Cid. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Casac Naify, 2010.
KLEIN, Madalena. Literatura infantil e produção de sentidos sobre as diferenças: práticas discursivas nas histórias infantis e nos espaços escolares. Pro-Posições. Campinas, v. 21, n. 1, p. 179-195, já./abr. 2010.
MARINHO, Jorge Miguel. A convite das palavras. São Paulo: Biruta, 2009.
MARTINS, Georgina; SANTOS, Leonor Werneck dos; GENS, Rosa (org). Literatura infantil e juvenil na prática docente. São Paulo: Escrita fina, 2010.
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; BONIN, Iara Tatiana; RIPOLL, Daniela. Ensinando sobre a diferença na literatura para crianças. Revista Brasileira de Educação, v. 15. N. 43, jan/abr. 2010
EVANGELISTA, Aracy, BRINA, Heliana, Machado, Maria Zélia (orgs.). A escolarização da Leitura Literária: O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
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