UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-11920
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

1. Os Classificadores em Língua Brasileira de Sinais;

2. Aquisição de um novo comportamento lingüístico;

3. Os diversos tipos de Classificadores;

4. Os Classificadores e o seu uso nos diversos contextos da Língua de Sinais;

5. A utilização do alfabeto manual como parte intrínseca da LIBRAS;

6. A memória visual e a habilidade de produzir ritmos e formas apropriadas para a expressão em LIBRAS.

7. O uso adequado dos numerais em LIBRAS.

8. O uso adequado dos sinais soletrados, da datilologia e dos demais sinais da LIBRAS.

9. A mímica como recurso gestual/visual na comunicação.

10. Os verbos, seus aspectos e usos adequados em Libras.



OBJETIVO(S):

Perceber a importância do uso dos Classificadores para a excelência da expressão em LIBRAS;

Identificar os diversos tipos de Classificadores;

Utilizar os Classificadores em suas diversas funções no discurso da LIBRAS;

Adquirir consciência e habilidade para determinar o número de Classificadores requerido em uma narrativa;

Conscientizar sobre o papel do alfabeto manual para a excelência da expressão em LIBRAS;

Desenvolver habilidades para utilização do alfabeto manual como forma de expressão própria da LIBRAS;

Compreender a utilização dos numerais de forma correta bem como das palavras soletradas como forma de expressão legítima da LIBRAS;

Desenvolver a memória visual para compreensão da LIBRAS quando em conversa;

Estabelecer clara diferença entre os sinais soletrados, a datilologia e os sinais na LIBRAS;

Compreender e utilizar as marcas da gramática da LIBRAS, através da expressão facial;


BIBLIOGRAFIA:

PIMENTA, Nelson. CURSO DE LíNGUA DE SINAIS BRASILEIRA. Coleção ´Aprendendo LSB´. Volume I, 2001.

PIMENTA, Nelson. CURSO DE LíNGUA DE SINAIS BRASILEIRA. Coleção ´ Aprendendo LSB´. Volume II, 2001.

PIMENTA, Nelson. CURSO DE LíNGUA DE SINAIS BRASILEIRA. Coleção ´ Aprendendo LSB´. Volume III e IV, 2001.