UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL
DISCIPLINA: Estágio Específico III - Pesquisa III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: PSI02-11830
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Frequencia
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Integrar o conhecimento adquirido teoricamente no curso, com a atividade prática de desenvolvimento da pesquisa;
Desenvolver o conhecimento teórico através de leituras referentes às temáticas centrais da pesquisa;
Propiciar o aprendizado técnico em práticas de pesquisa;
Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e da produção coletiva de conhecimento original.

EMENTA:

Aprofundamento teórico-metodológico do tema da pesquisa. Coleta de dados documentais, análise e confecção de relatório parcial. Divulgação dos resultados parciais da pesquisa, envolvendo pequenas publicações.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

MATOS, Kelma Socorro Lopes de; VASCONCELOS, José Gerardo (Orgs.). Registros de pesquisas na Educação. Fortaleza: Editora Gráfica LCR, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social. : teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.
MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento; pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo/Rio de Janeiro, HUCITEC/ABRASCO, 1992.
MOURA, Maria Lucia Seidl, FERREIRA, Maria Cristina, PAINE, Patricia Ann. Manual de elaboração de projetos de pesquisa. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
NEVES, Luiz Felipe Baêta. A construção do discurso científico. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
REY, Fernando Luis González. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
SPINK, Mary Jane (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez Editora, 2004.