UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL
DISCIPLINA: Estágio Específico I - Psicologia Jurídica
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: PSI02-11823
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Frequencia
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio1 2 30
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Apresentar ao aluno as diversas áreas da Psicologia Jurídica.
EMENTA:

Fundamentos éticos e políticos da prática do psicólogo nas questões relativas à justiça. Noções básicas sobre a atuação do psicólogo na vara de família, varas da infância e juventude, vara criminal, sistema socioeducativo e sistema prisional.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

ALTOÉ, S. (2006) A lei e as leis. Rio de Janeiro: Revinter.
BAREMBLITT, G. (1992) Compêndio de análise institucional e outras correntes. Teoria e prática. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos.
BRITO, L.M.T. (1999) Temas em Psicologia Jurídica. Rio de Janeiro: Relume Dumará.
CASTRO, L. R. (1998) (Org.). Infância e adolescência na cultura do consumo. Rio de Janeiro: Nau.
CONTINI, M. L. , KOLLER, S. H. & BARROS, M. N. (2002) (Orgs.). Adolescência e Psicologia. Concepções, práticas e reflexões críticas. Brasília: CFP.
CRUZ NETO, O., MOREIRA, M. & SUCENA, L. F. M. (2001) (Orgs.). Nem soldados, nem inocentes. Juventude e tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fiocruz.
GUARESCHI, P. et al. (1998) (Org.). Psicologia Social Contemporânea. 3ed. Petrópolis: Vozes.
SAIDON, O. & KAMKHAGI, V.R. (1987) (Orgs.) A análise institucional no Brasil. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo.
SIGNORINI, H. e BRANDÃO, E.P. (2004) Psicologia Jurídica no Brasil. Rio de Janeiro: NAU.
ZAMORA, M.H. (org.) (2005) Para além das grades. Elementos para a transformação do sistema socioeducativo.