UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPTO DE PSICO SOCIAL E CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DISCIPLINA: Instituição e Saúde
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI05-11789
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Proporcionar ao aluno uma iniciação profissional na área de atuação do psicólogo nas instituições de saúde. Oferecer subsídios para a reflexão desta prática clínico-institucional levando em conta os referenciais teóricos e técnicos adotados, assim como o contexto cultural no qual a experiência se insere.
EMENTA:

Desenvolvimento de atividades clínico-institucional visando integrar a teoria a uma prática da psicologia nas instituições públicas de saúde. O local de estágio implicará numa bibliografia específica, aliada a uma reflexão institucionalista, da clínica do sujeito e do conhecimento das políticas públicas. Metodologia: estudo visando a articulação teoria-prática; participação em reuniões institucionais; atendimento individual a crianças e ao jovem; elaboração de relatório.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

Altoé, S. (org.) René Lourau - analista institucional em tempo integral. São Paulo: editora Hucitec, 2004.

Altoé, S. e Mello de Lima,M. (org.) Psicanálise, Clínica e Instituição. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2005.

Dolto, F. e Hamad, N. Destinos de crianças. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venância (org.) Políticas de Saúde. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2004.

Ferreira, T. (org.) A Criança e a Saúde Mental - enlaces entre a clínica e a política. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Mannoni, M. A primeira entrevista em psicanálise. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

------------. A criança, sua doença e os outros. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971.

Rudge, A.M. (org.) Traumas. Rio de Janeiro: Escuta, 2006.

Santa-Rosa, E. Quando brincar é dizer. Rio de Janeiro, Relumé Dumará, 1993.

Taquete, S.R. Violência contra a mulher adolescente/jovem. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2007.

Winnicott, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.