UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL
DISCIPLINA: Leitura de Foucault
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI02-11780
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar as diversas vertentes do pensamento de Michel Foucault, com ênfase na contribuição que podem oferecer para uma experiência crítica do presente, inclusive no âmbito da prática profissional do psicólogo.
EMENTA:

A questão do autor e sua obra. Diversas faces de uma História da Loucura. A Arqueologia do Saber e o mundo estruturalista dos signos. Microfísica do Poder, genealogia e história. A sexualidade como dispositivo micropolítico: anatomo-política dos corpos e biopolítica das populações. O moderno poder sobre a vida. A questão do sujeito e a ética. A ontologia histórica do presente. Relações do trabalho foucaultiano com a Fenomenologia, o Marxismo e a Psicanálise. Implicações para a prática psi e a vida cotidiana.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

ARDOINO, J. & LOURAU, R. (2003) As pedagogias institucionais. São Carlos: RiMa
ARIÈS, P. (1981) História social da criança e da família. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara.
CASTORIADIS, C. (1982) A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
COIMBRA, Ma.C.B. (1995) Gardiães da ordem. Uma viagem pelas práticas psi no Brasil do"milagre". Rio de Janeiro: Oficina do Autor.
COSTA, J. F. (1979) Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Graal.
DONZELOT, J. (1986) A polícia das famílias. 2ed. Rio de Janeiro: Graal.
FOUCAULT, M. (1986) Microfísica do poder. 6ed. Rio de Janeiro: Graal.
_________, (1987) Vigiar e punir. 5ed. Petrópolis: Vozes.
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GUATTARI, F. & ROLNIK, S. (1986) Micropolítica. Cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes.
ROCHA, M.L. (2001). História de Educação e os diferentes regimes de tempo escolar. In Revista Educação e Ensino. v.6, n.2, jul/dez, Bragança Paulista: EDUSF.

SOUZA, S. J. (2000) (Org.) Subjetividade em questão. A infância como crítica da cultura. Rio de Janeiro:7 letras.
STENGERS, I. (2002) A invenção das ciências modernas. São Paulo: Ed 34