UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL
DISCIPLINA: Gestão de Pessoas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI02-11770
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Permitir que os alunos tenham acesso aos grandes campos da Psicologia nas Organizações, em termos de pesquisa e intervenção, em particular no espaço de atuação da gestão de pessoas e, aonde quer que se dêem as relações de trabalho nas organizações, visando à aplicação do conhecimento da Psicologia do Trabalho e Organizacional.
EMENTA:

Teorias e tendências em "Gestão de Pessoas": origem e evolução - cenário atual. Os campos da Psicologia do Trabalho e Organizacional - Atuação psicossociológica. Sistema de gestão de pessoas - visão sistêmica. Conceituação e contextualização dos subsistemas de gestão de pessoas: Análise e Desenho de Cargo; Atração, seleção e desligamento de pessoas; Desenvolvimento e Treinamento; Avaliação e Acompanhamento de desempenho. Desenvolvimento interpessoal e organizacional. Modelos de gestão de pessoas: da administração de pessoal à gestão estratégica. Intervenção e pesquisa na gestão de pessoas.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVESSON, M. Cultural perspectives on organizations. N Y: Cambridge University, 1993.
BOHLANDER, G.; SNELL, S.; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos.
São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003
BOWDITCH, J. L. Elementos do Comportamento Organizacional.
São Paulo: Editora Pioneira, 1992.
BOOG, G. G. ( Org) Manual de Treinamento e desenvolvimento ABTD - 3 ed. São Paulo: Makon Books, 1999
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas; o novo papel dos Recursos Humanos nas organizações - Rio de Janeiro : Campus, 1999.
CORIAT, Benjamin. Pensar pelo avesso: o modelo japonês de trabalho e organização. Rio de Janeiro: Revan: UFRJ,1994.
DE MASI, D. O Futuro do Trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial- 4 ed- Rio de Janeiro: José Olympio; Brasilia, DF:Ed da UnB,2000.
DRUCHER, PETER F. Administrando em tempos de grandes mudanças- São Paulo: Pioneira, 1995.
HABERMAS, J Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro. Ed. Zahar, 1985
McGREGOR, D. O. O lado humano da empresa. São Paulo. Ed. Martins Fontes, 1992
MILKOVICH, G.; BOUDREAU, J. Administração de Recursos Humanos .
São Paulo: Atlas, 2000.
MORGAN, G. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 1996.
MOSCOVICI, Fela - Desenvolvimento Interpessoal. - Rio de Janeiro, LTC, 1991.
_______________ - Equipes Dão Certo - Rio de Janeiro, José Olympio, 1994.
MOSCOVICI, Fela et al. - A organização por trás do espelho: reflexos e reflexões- Rio de Janeiro: José Ollympio, 2001
MOURA , W. et al. - Trabalho e Doença existencial - Uma Visão Psicossociológica das Doenças Ocupacionais - Rio de janeiro: UERJ/FCS/LED,1998.
ORSTMAN, O. Mudar o Trabalho - as experiências, os métodos, as condições de experimentação social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1978.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional - 9. Ed. - São Paulo: Prentice Hall, 2002
SCHEIN, E. H. Psicologia organizacional. Rio de Janeiro. Ed. Prentice-Hall do Brasil, 1982
SENNET, R. Autoridade. Rio de Janeiro: Record, 2001.
______. A corrosão do caráter: as conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999.
SHERMERHORN, R. J.; HUNT, J. G.; HOSBORN, R. N. Fundamentos do Comportamento Organizacional . Porto Alegre: Bookman, 2001
SPECTOR, PAUL E. Psicologia nas Organizações . São Paulo: Edit Saraiva, 2003
STEWART, R. et all. Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 1999.
VALA, J. et all. Psicologia social das organizações. Oeiras. Celta Editora,1994
WAGNER III, J. A.; HOLLENBECK, J. R. Comportamento Organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2000.
ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas,2001