UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL
DISCIPLINA: Intervenção Institucional e o Cotidiano Escolar
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI02-11765
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Levar o aluno a polemizar a produção do fracasso escolar e suas implicações com as condições sócio-histórico-políticas do trabalho docente. Colocar em análise a construção da precarização da educação e da feminização do magistério e seus efeitos no processo de saúde e adoecimento na escola. Favorecer o aprofundamento do estudo sobre a cultura de consumo, o modo de subjetivação contemporâneo e as questões que atravessam a escola como a indisciplina, a violência, a sexualidade e as drogas. Estabelecer as relações entre diferentes serviços de assistência com a escola nas práticas do psicólogo institucional.
EMENTA:

A produção do fracasso escolar. Formação e prática docente. Saúde/adoecimento no trabalho, precarização e feminização do magistério. O sentido da escola e os modos de gestão. Escola entre a macro e a micropolítica. Infância e adolescência na cultura de consumo e as implicações com o projeto político-pedagógico. Questões que atravessam a escola: indisciplina, violência e sexualidade. Psicologia, escola e relações com serviços de assistência.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

PSI02-01428 Psicologia nas Instituições Escolares I
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, N. & GARCIA, R. L. (1998) (Orgs). O sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A.
AQUINO, J. G. (1996) (Org.). Indisciplina na escola. Alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus.
ATHAYDE, M. et al (2001) (Org.). Trabalhar na Escola? Só inventando o prazer. Rio de Janeiro: IPUB.
BASTOS, J. B. (2001) (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE.
BAREMBLITT, G. (1992) Compêndio de análise institucional e outras correntes. Teoria e prática. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos.
BOCK, A. M. B. et al (2001) (Org.). Psicologia sócio-histórica. Uma perspectiva crítica em Psicologia. São Paulo: Cortez.
CASTRO, L. R. (1998) (Org.). Infância e adolescência na cultura do consumo. Rio de Janeiro: Nau.
CONTINI, M. L. , KOLLER, S. H. & BARROS, M. N. (2002) (Orgs.). Adolescência e Psicologia. Concepções, práticas e reflexões críticas. Brasília: CFP.
CRUZ NETO, O., MOREIRA, M. & SUCENA, L. F. M. (2001) (Orgs.). Nem soldados, nem inocentes. Juventude e tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fiocruz.
GUARESCHI, P. et al. (1998) (Org.). Psicologia Social Contemporânea. 3ed. Petrópolis: Vozes.
MACIEL, I. (2001) (Org.). Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna.
PROENÇA, M. & MACHADO, A. M.(1997) (Orgs.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. Casa do Psicólogo: São Paulo.
SAIDON, O. & KAMKHAGI, V.R. (1987) (Orgs.) A análise institucional no Brasil. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo.