UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PSICOLOGIA CLINICA
DISCIPLINA: Estágio Específico II - Crianças, Adolescentes, Adultos e Família
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: PSI03-11690
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Frequencia
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Capacitar o aluno a realizar entrevistas clínicas com adultos, adolescentes, crianças e seus familiares para observar, escutar, avaliar, diagnosticar, propor, encaminhar e/ou atender aos pacientes do SPA. Levar o aluno a uma reflexão crítica do estágio oferecido e de seu desempenho.
EMENTA:

Fundamentos técnicos-práticos da entrevista clínica em psicanálise: a transferência.
Diagnóstico Psicanalítico: Neurose, Psicose, Perversão.
Elaboração de relatórios referentes aos casos atendidos.
Orientação bibliográfica adequada.
Supervisão dos casos atendidos.


PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

Freud, S. Artigos sobre a técnica Vol. XII Imago, 1969

Golder, Eva Marie - A clínica da 1ª entrevista - Jorge Zahar Ed. - 2000

Lacan, J. - Aquarela dos diagnósticos- Jorge Zahar Ed. 1989

Foucault, M. - Doença mental e Psicologia - Bibl. T. Brasil 1968.

Liberman, D.- A comunicação em Psicanálise- Ed. Campus 1981.

Lagache, D. - A transferência. M. Fontes - 1990

Dilinet, A. - As 4+1 condições de analise - Jorge Zahar Ed. - 1991

D'or, Joel - Estruturas e Clínica Psicanalítica - Taurus - Timbre Ed. 1991

Nasios, J.D. - A Histeria - Jorge Zahar Ed.

Laplanche e Pontalis - Vocabulário de Psicanálise - M. Fontes 1970

Ancona - Lopez M. (org) Psicodiagnóstico. Processo de Intervenção? Cortez Ed. S.P. 1995