UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PSICOLOGIA CLINICA
DISCIPLINA: Intervenção Psicopedagógica no Cotidiano Escolar
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI03-11624
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Fornecer conhecimentos sobre a atuação do psicólogo escolar para os problemas de dificuldades de aprendizagem dentro da instituição escolar. Analisar o processo de instalação e permanência do fracasso escolar como mecanismo de exclusão social.
EMENTA:

Estudo do fracasso escolar sob os múltiplos aspectos em que ele se apresenta, considerando a diversidade de suas causas. Estudo da relação entre o fracasso escolar, dificuldades de aprendizagem e as expectativas sociais. Estudo sobre potencial de aprendizagem e as dificuldades impostas pelas condições dos indivíduos portadores de necessidades especiais sejam eles deficientes ou não. Diagnóstico do fracasso escolar. Diferentes abordagens teóricas. O trabalho de apoio psicopedagógico ao professor.Teoria e prática de diagnóstico psicopedagógico. Principais abordagens teóricas de intervenção. A intervenção psicopedagógica. O acompanhamento psicopedagógico nos diferentes quadros de disfunção da aprendizagem.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

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GOMES, V.L.T. Atuação do Psicólogo Escolar: Teoria, Prática e Compromisso Social. São Paulo, 1995. Tese (Doutorado) IPSUP, São Paulo.
MOTA, M.; PAIVA, M.G. & GOMES, V.L.T. (orgs.). Tendências Contemporâneas em Psicopedagogia. Petrópoles: Vozes, 2004.
NATIONAL ASSOCIATION OF SCHOOL PSYCOLOGISTS. Itervention Assistance Teams: A Model for Building Level Instructional Problem Solving. Srtratford. 1986.
SCOZ, Beatriz Judith Lima e outros (org.). Psicopedagogia: o caráterinterdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
SILVA, Maria Cecília Almeida e. Psicopedagogia: em busca de uma fundamentação teórica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
SETERNBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
THOMAS A.; GRIMES, J. Best Practives in School Psycholog III. Washington DC., The National Association of Scholl Psychologists. 1995.