UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PSICOLOGIA CLINICA
DISCIPLINA: Psicologia e Saúde Pública
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI03-11623
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Levar o aluno a conhecer as possibilidades de atuação do psicólogo nos serviços públicos de saúde; iniciá-lo nesse campo de prática.
EMENTA:

A Psicologia e sua história: ênfase no intrapsíquico; Clínica privada X saúde pública; Psicologia nos serviços públicos de saúde; Psicologia na atenção básica em saúde; A integralidade nos serviços básicos de saúde; A "humanização" dos serviços de saúde; A "arte" de cuidar.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

PSI03-00659 Técnicas de Exame e Aconselhamento Psicológico
 
BIBLIOGRAFIA:

AMATUZZI, M., M. - Por uma Psicologia humana, Campinas, São Paulo: Editora Alínea, 2001.
ANDRADE, L.O.M. - SUS passo a passo: normas: gestão e financiamento. Sobral: HUCITEC / edições UVA, 2001.279p.
BOFF, L. - Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
PAIM, J.S. Recursos humanos em saúde no Brasil: problemas crônicos e desafios agudos. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública / USO, 1994, 80p.
PINHEIRO, R.; MATOS, R.A. - Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS-UERJ / ABRAPSO, 2001, 178p.
PINHEIRO, R., CECCIM, R.B., DE MATOS, R. (org.) - Ensinar Saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde. Rio de Janeiro: Editora Abrasco.
POKLADEK, D.D.(org.) - A fenomenologia do cuidar: prática dos horizontes vividos nas áreas de saúde, educacional e organizacional.
VASCONCELOS, E.(org.) - Perplexidade na universidade: vivências nos cursos de saúde. São Paulo: Editora HUCITEC; edições Mandacaru, 2006. (Saúde em Debate, 169).