UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PSICOLOGIA CLINICA
DISCIPLINA: Terapia Cognitivo-comportamental
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI03-11602
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Fornecer conhecimento teórico e prático da terapia cognitivo-comportamental, enfatizando a avaliação clínica, o processo terapêutico, a aliança terapêutica e o manejo da resistência em psicoterapia.
EMENTA:

História das terapias cognitivas; a revolução cognitiva e as terapias cognitivas; a terapia cognitiva de Beck; a terapia racional emotivo comportamental de Ellis; a terapia focada nos esquemas de Jeffrey Young; terapias cognitivas construtivistas; a conceituação cognitiva; o processo terapêutico na abordagem cognitivo-comportamental; aplicações da terapia cognitivo-comportamental na clínica; o modelo cognitivo de resistência em psicoterapia; a aliança terapêutica; a terapia e a pessoa do terapeuta.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

PSI03-01965 Terapia Comportamental I
 
BIBLIOGRAFIA:

Abreu, C.N. & Roso, M. (Orgs.) (2003). Psicoterapias cognitiva e construtivista: Novas fronteiras da prática clínica. Porto Alegre: Artmed.
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