UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Estágio Específico V - Memória e Resolução de Problemas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: PSI04-11570
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Frequencia
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Focalizar os principais estudos sobre memória, resolução de problemas, analogia e transferência de aprendizagem que abordam a influência do afeto e das emoções no processamento cognitivo de idosos. Construir e adaptar instrumentos de avaliação e de intervenção ao contexto do envelhecimento humano.
EMENTA:

Estudos clássicos e contemporâneos sobre memória, resolução de problemas, analogia e transferência de aprendizagem que focalizam a influência do afeto na cognição de idosos.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

ALEXANDER, C.N. & LANGER, E.J. (eds.)(1990)-Higher stages of human development. New York/ Oxford, Oxford University Press.
DAI, D.Y. & STERNBERG, R.J.(eds.)(2004)-Motivation, emotion, and cognition. Integrative perspectives on intellectual functioning and development. Mahwah, Lawrence Erlbaum.
FORGAS, J.P.(ed.)(2001)- Feeling and thinking. The role of affect in social cognition. Cambridge, Cambridge University Press.
FORGAS, J.P.(ed.)(2001)- Handbook of affect and social cognition. Mahwah, Lawrence Erlbaum.
LOVELACE, E.A.(ed.(1990)-Aging and cognition. Mental processes, self-awareness and interventions. North-Holland, Elsevier.
STERNBERG, R. J. (2000)- Psicologia cognitiva. Porto Alegre, Artes Médicas.