UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Estágio Específico IV - Memória e Resolução de Problemas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: PSI04-11569
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Frequencia
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Focalizar os principais estudos sobre memória, resolução de problemas, analogia e transferência de aprendizagem que abordam a influência do afeto e das emoções nos processos cognitivos. Construir e adaptar instrumentos de avaliação e de intervenção para sua aplicação no contexto escolar.
EMENTA:

Estudos clássicos e contemporâneos sobre memória, resolução de problemas, analogia e transferência de aprendizagem que focalizam a influência do afeto na cognição.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

DAI, D.Y. & STERNBERG, R.J.(eds)(2004)-Motivation, emotion, and cognition. Integrative perspectives on intellectual functioning and development. Mahwah, Lawrence Erlbaum.
DAVIDSON, J. E. & STERNBERG, R.J.(eds.) (2003)-The psychology of problem solving. Cambridge, Cambridge University Press.
EYSENCK, M. W. & KEANE, M. T. (1994)- Psicologia cognitiva. Um manual introdutório. Porto Alegre, Artes Médicas.
FORGAS, J.P.(ed.)(2001)- Feeling and thinking. The role of affect in social cognition. Cambridge, Cambridge University Press.
FORGAS, J.P.(ed.)(2001)- Handbook of affect and social cognition. Mahwah, Lawrence Erlbaum.
STERNBERG, R. J. (2000)- Psicologia cognitiva. Porto Alegre, Artes Médicas.