UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Estágio Específico III - Memória e Resolução de Problemas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: PSI04-11568
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Frequencia
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Focalizar os principais estudos clássicos e contemporâneos sobre memória, resolução de problemas, analogia e transferência de aprendizagem objetivando a construção de instrumentos de avaliação e de intervenção no processo de envelhecimento.
EMENTA:

Estudos clássicos e contemporâneos sobre os aspectos sócio-cognitivos do envelhecimento. Memória, resolução de problemas, analogia e transferência de aprendizagem e o envelhecimento humano.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

DAVIDSON, J. E. & STERNBERG, R.J.(eds.) (2003)-The psychology of problem solving. Cambridge, Cambridge University Press.
EYSENCK, M. W. & KEANE, M. T. (1994)- Psicologia cognitiva. Um manual introdutório. Porto Alegre, Artes Médicas.
LOVELACE, E.A.(ed.)(1990)-Aging and cognition. Mental processes, self-awareness and interventions. North-Holland, Elsevier.
HESS, T.M.(ed.)(1990)-Aging and cognition. Knowledge organization and utilization. North-Holland, Elsevier.
POZO, J. I. (org.)(1998)- A solução de problemas. Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre, Artes Médicas.
STERNBERG, R. J. (2000)- Psicologia cognitiva. Porto Alegre, Artes Médicas.