UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Estágio Específico II - Memória e Resolução de Problemas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: PSI04-11567
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Frequencia
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Focalizar os principais estudos clássicos e contemporâneos sobre memória, resolução de problemas, analogia e transferência de aprendizagem objetivando a construção de instrumentos de avaliação e de intervenção no contexto escolar.
EMENTA:

Principais estudos sobre memória, resolução de problemas, analogia e transferência de aprendizagem e a sua aplicação no contexto escolar.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

DAVIDSON, J. E & STERNBERG, R.J. (eds.)(2003)-The psychology of problem solving. Cambridge, Cambridge University Press.
EYSENCK, M.W. & KEANE, M.T. (1994)- Psicologia cognitiva. Um manual introdutório. Porto Alegre, Artes Médicas.
KAHNEY, H. 1993)-Problem solving. Current issues. Buckingham, Open University Press.
POZO, J.I. (org.)(1998)- A solução de problemas. Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre, Artes Médicas.
SOLOMON, P.R. et al.(1989)-Memory: interdisciplinary approaches. New York, Springer-Verlag.
STERNBERG, R.J. (2000)- Psicologia cognitiva. Porto Alegre, Artes Médicas.