UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Estágio Específico V - Psicopedagogia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: PSI04-11560
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Frequencia
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Capacitar o estagiário para atuar em busca de soluções para a difícil questão da dificuldade de aprendizagem, em geral , e em casos de bloqueio da aprendizagem provocados por violências familiar, sexual, urbana e escolar.
Orientar o estagiário para a formação preventiva e clínica que impedem a aprendizagem.

EMENTA:

Fundamentos práticos da psicopedagogia, configuração clínica e preventiva da intervenção psicopedagógica, discussão sobre psicopedagogia institucional, escolar, e código de ética do psicopedagogo, diagnostico psicopedagógico, a operacionalização, o jogo e o grafismo no tratamento psicopedagógico. O problema das violências, maus-tratos, abandono e castigo físico. A família e suas implicações e suas implicações no desempenho escolar e a família da criança deficiente mental.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

PAIN, S. ECHEVERIA, H. Psicopedagogia Operativa. Ediciones Nueva Vision, Buenos Aires. Atina, 1980.

BOSSA, A. N. A Psicopedagogia no Brasil, contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SCOZ ET ALLI - Psicopedagogia - Contextualização, formação atuação profissional. Porto Alegre. Artes Médicas, 1992