UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Estágio Específico III - Psicopedagogia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: PSI04-11558
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Frequencia
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Capacitar o estagiário para atuar em busca de soluções para a difícil questão da dificuldade de aprendizagem, em geral , e em casos de bloqueio da aprendizagem provocados por violências familiar, sexual, urbana e escolar.
Orientar o estagiário para a formação preventiva e clínica que impedem a aprendizagem.

EMENTA:

Configuração clinica e preventiva da intervenção psicopedagógica, discussão sobre psicopedagogia institucional, escolar, e o código de ética do psicopedagogo, diagnóstico psicopedagógico, a operacionalização e a interpretação , o jogo o grafismo no tratamento psicopedagógico. A questão da violência e a aprendizagem. A exploração sexual infantil e as conseqüências para a aprendizagem. Os castigos físicos, maus tratos, abandono. O problema da adoção.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

KISHIMOTO, T. M (org). Jogo, Brinquedos, Brincadeira e a Educação. Cortez Editora, 2005

DELDIME, R. E.,DEMOULIN, R. Introdução à Psicopedagogia. S. Paulo EDUSP, 1977

SCOZ ET ALLI - Psicopedagogia - Contextualização, formação atuação profissional. Porto Alegre. Artes Médicas, 1992