UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Psicogênese da Língua Escrita
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI04-11514
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Possibilitar reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita a partir de distintas contribuições das teorias cognitivas e suas implicações para a atuação do psicólogo.
EMENTA:

Ensino e aprendizagem: Diferentes concepções; o erro do ponto de vista construtivista; A escrita: um bem cultural; A leitura: Decodificação e compreensão; Psicologia: prevenção, diagnóstico e atendimento.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

E. FERREIRO E A. TEBEROSKY PSICOGÊNESE DA LINGUA ESCRITA. Artmed, 1999.
E. FERREIRO REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO. Cortez/ Autores Associados 1997.
M. SOARES LETRAMENTO: UM TEMA EM TRÊS GÊNEROS. Autêntica, 1998.
E. FERREIRO ALFABETIZAÇÃO EM PROCESSO. Cortez, 2004.
I. SOLÉ ESTRATÉGIAS DE LEITURA. Artmed, 1998.
ANGELO PAIVA DIONÍSIO(ORG.) GÊNEROS TEXTUAIS & ENSINO. Editora Lucerna, 2005.
ANGELA KLEIMAN TEXTO E LEITOR. Pontes, 1992.
BRUNO BETTELHEIM E K. ZELAN PSICANÁLISE DA ALFABETIZAÇÃO. Artmed, 1992.
A. TEBEROSKY PSICOPEDAGOGIA DA LINGUAGEM ESCRITA. Vozes, 1989.