UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Cinema e Psicologia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: PSI04-11513
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Relacionar cinema, com as diferentes linhas da Psicologia através da história. Analisar aspectos da teoria fílmica.
EMENTA:

Estudo do filme como objeto de pesquisa. Diferença entre filme e cinema. Principais diretores do cinema brasileiro. O cinema e a história da Psicologia.Estudos diferenciados sobre teorias de filme. Analise e conteúdo fílmico. Análise e teoria filmica. Principais diretores nacionais Glauber Rocha - Walter Salles Junior.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

ANDRADE, Regina. Personalidade e cultura: construções do imaginário Editora Revan, Rio de Janeiro, 2003.
AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify,2004.
AUMONT, Jacques ; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. São Paulo: Papirus, 2003.
______. A Estética do filme. Tradução Marina Appenseller. Campinas,SP:Papirus, 1995
_____. L'Analyse des films. Paris : Nathan, 1988.
ANDREW, J.Dudley . As Principais teorias do cinema : uma introdução. Tradução Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: J.Zahar , 1989.
BAUDRY, Jean-Louis. Cinema:efeitos ideológicos produzidos pelo aparelho de base. Tradução Vinicius Dantas. In : XAVIER, Ismail (Org.). A Experiência do cinema. Rio de Janeiro:Graal, 1983.
BAZIN, André. O Cinema. Tradução Heloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BELLOUR, Raymond. L'analise du film. Paris: Albatros, 1980.
______. Entre -imagens. Campinas,SP:Papirus, 1997.
BOGDANOVICH,Peter. Afinal, quem faz os filmes. São Paulo:Cia das Letras, 2000.
CARMONA , Ramón. Como se comenta um texto fílmico. Madrid: Ediciones Cátedra, 1993.
DELEUZE, Gilles. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
______. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
GRUNEWALD, José Lino. Um filme é um filme. O cinema de vanguarda dos anos 60. São Paulo:Cia. das Letras, 2001.
LUZ, Rogério. A experiência do espectador comum de cinema. Textos de Cultura e Comunicação. Salvador, v.2,n.31,p.41-52, 1994.
MACHADO , Arlindo. Pré-cinemas & Pós cinemas. Campinas, SP:Papirus, 1997.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos A R. Moura.SP: Martins Fontes, 1994
METZ, Christian .Psicanálise e cinema. São Paulo: Global , 1980.
_____. Linguagem e cinema. Tradução Marilda Pereira.São Paulo: Perspectiva, 1980.
______. A significação no cinema.Tradução Jean-Claude Bernadet. São Paulo: Perspectiva, 1977.
______. O significante imaginário. Tradução Antonio Durão. Lisboa:Horizonte, 1980.
PARENTE, André. Narrativa e modernidade. Os cinemas não-narrativos do pós -guerra. Campinas,SP:Papirus, 2000.
RAMOS Fernão (Org.) Enciclopédia do Cinema Brasileiro. SP:SENAC, 2000.
TOULET, Emmanuelle. O cinema, invenção do século. Tradução Eduardo Brandão. Rio de Janeiro:Objetiva, 2000.
XAVIER, Ismail ( Org.) O cinema do Século. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
______. O Olhar e a cena. São Paulo: Cosac& Naify, 2003.

FILMES: poderemos utilizar alguns filmes de curta metragem durante o curso e indicar outros para serem assistidos em casa pelos alunos.