UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Cultura, Expressão e Arte
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: PSI04-11511
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Evidenciar a importância da arte como produção humana e destacar as condições para a criatividade.
EMENTA:

Arte como produção humana. Condições especiais da criatividade e personalidade.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

ARGAN, Julio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras,1992

CANCLINI, N. Diferentes, desiguais e desconectados -mapas da interculturalidade. Tradução de Luis Sérgio Henriques. Editora UFRJ, Rio de Janeiro, 2005.

GOMBRICH, Ernst H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A,1999

JAMESON, F. Espaço e imagem -Teorias do pós -moderno e outros ensaios. Organização e tradução Ana Lucia Almeida Gazzola. Editora UFRJ, Rio de Janeiro, 2004.

BHABHA, H. O local da cultura. Editora UFMG, Belo Horizonte, 1998.

YUDICE, G. A Conveniência da cultura- usos da cultura na era global. Tradução de Marie-Anne Kremer, Editora UFMG, Belo Horizonte, 2004.

HARVEY, D. Condição pós moderna - uma pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. Tradução Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. Edições Loyola, 1996.