UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Psicolinguística
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI04-11502
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Fornecer os conceitos básicos e principais modelos teóricos em Psicolinguística. Estudar o tratamento de informação acústico em relação aos níveis superiores de tratamento da linguagem. Focalizar os processos de compreensão e produção da linguagem na criança. Introduzir as contribuições da Psicolinguística sobre os processos de leitura e escrita.
EMENTA:

Psicolingüística, lingüística e Psicologia da Linguagem. Tipos e funções da linguagem. Linguagem: aquisição, percepção; compreensão, produção e articulação. Abordagens teóricas. Linguagem e atividades psicológicas: leitura e escrita. Distúrbios da linguagem.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

PSI04-03079 Psicolinguística
 
BIBLIOGRAFIA:

CABRAL, G. L. e MORAIS, J. Investigando a Linguagem. Florianópolis: Ed. Mulheres, 1999.
CHAPMAN, R. Processos e Distúrbios na Aquisição da Linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
ELLIOT, A. A Linguagem da Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
FERREIRO, E. e TEBEROSKY. A Gênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
GRÉGOIRE, J. e PIÉRANT, B., Avaliação dos Problemas de Leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem, As últimas Conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
MORAIS, J. A Arte de Ler. São Paulo: UNESP, 1995.
SOLÉ, L. , Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SOLIAR, CABRAL, L., Introdução à Psicolinguística. Ed. Atila, 1991.
VYGOTSKY, S. L., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem e Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ed. Icone, 1998.