UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Neuropsicologia da Cognição Humana
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI04-11501
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Antecedentes históricos, principais conceitos e métodos. Lateralização cerebral de funções. Plasticidade cerebral e plasticidade funcional. Neuropsicologia Cognitiva e Psicologia Cognitiva. Neuropsicologia da percepção, da atenção, do movimento, da memória, da linguagem e do pensamento: bases cerebrais e principais quadros clínicos.Avaliação neuropsicológica e reabilitação.

OBJETIVO(S):

Destacar a importância teórica e metodológica da neuropsicologia cognitiva para o estudo da cognição humana. Apresentar o paradigma da lateralização cerebral de funções e os problemas teórico-clínicos suscitados por este arcabouço teórico. Focalizar a neuropsicologia da percepção, da atenção, do movimento voluntário, da memória, da linguagem e do pensamento. Destacar, na contemporaneidade, a importância da avaliação e da reabilitação neuropsicológicas.
PRÉ-REQUISITO 1
PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA
72 créditos (Psicologia - versão 4)
DISCIPLINA CORRESPONDENTE
PSI04-02936Psicofisiologia II

BIBLIOGRAFIA:

BARBIZET, J. e DUIZABO, P. H. Manual de Neuropsicologia. São Paulo: Masson, 1985.

BENSON, D. F. e BLUMER, D. (org.) Aspectos psiquiátricos das doenças neurológicas. São Paulo: Ed. Manole, 1977.

BRANDãO, M. L. Psicofisiologia. São Paulo: Editora Atheneu, 2002.

CAPOVILLA, G. et al. Tecnologias em Reabilitação Cognitiva. Uma perspectiva multidisciplinar. São Paulo: Editora da Universidade de São Camilo, 1998.

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ELLIS, A. W. Leitura, escrita e dislexia.Uma análise cognitiva. Porto Alegre, Artes Médicas. 1995

GIL, R. Neuropsicologia. São Paulo, Ed. Santos. 2002.

HERCULANO-HOUZEL, S. O cérebro nosso de cada dia. Descobertas da Neurociência sobre a vida cotidiana. Rio de Janeiro, Ed Vieira e Lent. 2002.

LEFéVRE, B. Neuropsicologia infantil. São Paulo, Sarvier. 1989

LURIA, A.R. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo, EDUSP/Livros Técnicos e Científicos. 1981.

NITRINI, R. et al. Neuropsicología: das bases anatômicas à reabilitação. São Paulo, FMUSP. 1996

SACKS, O. Um antropólogo em marte. São Paulo, Companhia das Letras. 1995.