UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Psicologia e Processos Básicos II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: PSI04-11496
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Introduzir a psicologia cognitiva contemporânea e o paradigma de processamento de informação enfocando as principais características deste paradigma bem como suas implicações teórico-metodológicas. Apresentar as principais investigações teórico-empíricas sobre a percepção, a organização do conhecimento, a memória, o pensamento e a linguagem. Analisar o significado da psicologia com os processos básicos.
EMENTA:

A Psicologia Cognitiva Contemporânea: o paradigma do processamento da informação. Limites e contribuições. As principais investigações teórico-empíricas sobre a percepção, a organização do conhecimento, a memória, o pensamento e a linguagem. Representação mental, pensamento e inteligência.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
84 créditos (Psicologia - versão 4)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

PSI04-01089 Psicologia Geral e Experimental II
 
BIBLIOGRAFIA:

ATKINSON, R. et al. Introdução à Psicologia. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1995.
EYSENCK, M. W. & KEANE, M. T. Psicologia Cognitiva. Um manual introdutório. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1994.
GARDNER, H. Uma nova ciência da mente. São Paulo: EDUSP, 1995.
GREENE, J. Pensamento e linguagem. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
LËVY, P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
SEIDL DE MOURA, M. L. & CORREA, J. Estudo psicológico do pensamento: de Wundt a uma ciência da cognição. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1997.
STERNBERG, R. J. (org.) As capacidades intelectuais humanas. Uma abordagem em processamento de informações. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1992.
_________________. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.