UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Desenvolvimento dos Anos Iniciais e Escolares
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: PSI04-11490
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Introduzir as principais contribuições da área à compreensão do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social especialmente entre os 2 e os 4 anos.
EMENTA:

Visão geral dos principais modelos de desenvolvimento fundados na noção de estágio: o modelo de desenvolvimento cognitivo de Piaget, o modelo de desenvolvimento da personalidade de H. Wallon e a oposição entre a dialética de Wallon e a perspectiva lógico-biológica de Piaget. O contraponto da perspectiva sócio-histórica de Vygotsky.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

PSI04-02513 Psicologia do Desenvolvimento II
 
BIBLIOGRAFIA:

FLAVELL, J. H. (1988) A Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira.
PIAGET, J. (1994). Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
RAPPAPORT, C. R.; FIORI, W. R. & DAVIS, C. (1981). Psicologia do Desenvolvimento Vol. 4. São Paulo: EPU.
PAPALIA, D. E., OLDS, S. W. (2000) Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed.
OLIVEIRA, M. K. (1993) Vygotsky - Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione.
GALVÃO, I. (1995). Henri Wallon - Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes.