UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Psicologia e Desenvolvimento Humano
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI04-11487
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Levar o aluno a compreender as origens dos estudos do desenvolvimento humano, seus métodos de pesquisa e as idéias - força das principais teorias. Realizar uma reflexão crítica sobre questões contemporâneas e o desenvolvimento humano.
EMENTA:

Módulos ou domínios específicos; ontogênese e evolução; natureza e cultura; a história dos estudos psicológicos sobre desenvolvimento e as perspectivas atuais; concepções de desenvolvimento - a contribuição de J. Piaget. de L. S. Vygotsky, perspectiva sociocultural e evolucionista, o modelo de sistemas de desenvolvimento; o papel do contexto e a noção de nichos de desenvolvimento; desenvolvimento ontogenético e o ciclo vital; a pesquisa em psicologia do desenvolvimento - métodos, tendências e evidências de estudos contemporâneos; a psicologia do desenvolvimento e suas aplicações.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

PSI04-02401 Psicologia do Desenvolvimento I
 
BIBLIOGRAFIA:

Bussab, V. S. R. (1999). Da criança ao adulto - o que faz do ser humano o que ele é ? In A. M. Carvalho (Org.), O mundo social da criança: natureza e cultura em ação (pp. 17-31). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Coll, C.; Palácios, J.; Marchesi, A. (19995). Desenvolvimento psicológico e educação. Vol. I, Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas.
Keller, H. (2002). Development as the interface between biology and culture: a conceptualization of early ontogenetic experience. Em H. Keller; Y. H. Poortinga & A. Schölmerich (Orgs.), Between culture and biology: perspectives on ontogenetic development (pp. 215-240), Cambridge: Cambridge University Press.
Koller, S. H. (Org.). Ecologia do desenvolvimento humano: pesquisa e intervenção no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Seidl de Moura, M. L (2005). Dentro e fora da caixa preta: a mente sob um olhar evolucionista. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21(2), 141-147.
Seidl de Moura, M. L. (2005). Bases para uma psicologia do desenvolvimento sociocultural e evolucionista. Em F. A. R. Pontes; R. C. S. Brito & C. M. C. Magalhães (Orgs.), Temas pertinentes na construção da psicologia contemporânea. (No prelo).
Seidl de Moura, M. L. & Ribas, A. F. P.. Evolução e desenvolvimento humano. Em M. Yamamoto & E. Otta (Orgs.) Psicologia evolucionista. (publicação prevista para 2006).