UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Psicologia e Aprendizagem
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI04-11486
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Possibilitar aos alunos o reconhecimento dos diversos tipos, mecanismos e fatores das diferentes abordagens teóricas do processo de aprendizagem assim como capacitá-los a trabalhar em situações experimentais as hipóteses das diferentes teorias da aprendizagem.
EMENTA:

Discussão do conceito de aprendizagem. Principais teorias e pressupostos filosóficos. Behaviorismos. Aprendizagem social. Abordagens construtivistas. O desenvolvimento humano e a aprendizagem. Aprendizagem cognitiva e aprendizagem motora.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

PSI04-03154 Psicologia da Aprendizagem I
 
BIBLIOGRAFIA:

BOCK, A. M. B. et al. Psicologias. São Paulo: Saraiva, 1996.
EHRLICH, S. Aprendizagem e memória humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
FALCÃO, G. M. Psicologia da aprendizagem. Rio de Janeiro: Ática, 9ª ed., 1996.
HILGARD, E. R. Teoarias da aprendizagem. São Paulo: Herder, 1966.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1985.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.