UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP02-11458
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Proporcionar oportunidade de desenvolver a prática metodológica integral dos conteúdos da Educação Física Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
EMENTA:

Atuação docente e confronto entre a formação profissional e a prática da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede pública e/ou particular de ensino. A função do professor de Educação Física na escola e a importância do desenvolvimento dos conteúdos dessa área para autonomia do aluno.

PRÉ-REQUISITO 1:

CAP02-11455 Prática em Educação Física Escolar I
TRAVA:

83 créditos (Educação Física - versão 9)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

CAP02-08902 Est Sup em Ed Física nas Séries Iniciais Ens Fundamental
IEFD04-06661 Prática de Ensino Específica I (Ed Física)
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
ABTIBOL, L.G.B.: Ginástica Olímpica. Rio de Janeiro: Ediouro, 1980.
FERREIRA, S.L.: Recreação jogos de recreação. Rio de Janeiro: Sprint, 1996
FREIRE, J.B.F. Educação de corpo inteiro: teoria e prática na Educação Física. São Paulo: Scipione, 2002.
LE BOULCH, J.: A Educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
NETO, R.F.: A recreação na escola. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.
MAGILL Richard: Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações: São Paulo: Edgard Blücher, 1984.
PICCOLO, V. (org). Educação Física Escolar: ser... ou ter? Campinas: Unicamp, 1993.
ROMÃO, J.E.: Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.
FOX, Bases fisiológicas so exercício e do esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.