UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA
DISCIPLINA: Prática em Educação Física Escolar III
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP02-11457
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Instrumentalizar o aluno para que, ao final do semestre: seja capaz de conhecer as necessidades primordiais do aluno do Ensino Médio na gestão de um programa de atividades físicas na promoção da saúde (treinamento essencial); seja capaz de intervir, junto ao aluno do E.M., no processo de conhecimento de suas necessidades básicas, de desenvolvimento de atitudes motoras e hábitos de vida ativa, na promoção e conservação de sua saúde.
EMENTA:

Conceituação de saúde e qualidade de vida.Conhecimento das valências físicas implicadas na promoção da saúde. Métodos e doutrinas aplicáveis relacionadas ao desenvolvimento das capacidades motoras. Controle do esforço durante aulas práticas. Estratégias motivacionais para as aulas de E.F.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

CAP02-08901 Prática em Ed Física para o Ensino Médio
 
BIBLIOGRAFIA:

ECKERT, H.M.: Desenvolvimento Motor. (Trad. Por Maria Eduarda Fellows Garcia) 3ª Ed. São Paulo: Manole, 1993.
MAGILL, Richard: Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 1984.
FOX, Bases fisiológicas do exercício e do esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
MCARDLE William. Fisiologia do Exercício. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
WEINECK, J. Biologia do Esporte. São Paulo: Manole, 1991.
____________.: Treinamento Ideal. São Paulo, Manole, 1999.