UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA
DISCIPLINA: Prática em Educação Física Escolar II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP02-11456
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Distinguir as principais características motoras e comportamentais dos alunos desta faixa escolar; Estruturar o planejamento escolar do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Elaborar e ministrar aulas de Educação Física; Investigar e analisar, criticamente soluções no processo ensino-aprendizagem; Conhecer os princípios para diagnose escolar; Formular objetivos de ensino; Selecionar e adequar conteúdos; Elaborar instrumentos de avaliação; Estruturar as aulas; Selecionar estratégias e ordená-las em progressão pedagógica; Conduzir o processo de ensino-aprendizagem.
EMENTA:

Desenvolvimento humano e motor na infância e adolescência. PCN. Objetivos programáticos. Metodologias de ensino. Critérios de avaliação. A aula de Educação Física. Recursos didáticos. O jogo.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

CAP02-08900 Prática em Ed Física da 5 à 8 série do Ensino Fundamental
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Eucação Física/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COLETIVO de autores. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Ed. Unijuí, 1994.
LIBÂNEO, José. Didática. São Paulo: Cortez. 1990.
FERREIRA, S; L. Recreação jogos Recreação. Rio de Janeiro: Sprint, 1996
MAGILL, Richard: Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 1984.
WEINECK, J. Biologia do Esporte, São Paulo: Manole, 1991.
____________. Treinamento Ideal. São Paulo: Manole, 1999.