UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Ecoturismo
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-11446
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Fornecer ao estudante os principais conceitos e políticas relacionados ao ecoturismo, bem como analisar as atividades ( positivas e negativas) realizadas e as medidas atualmente implementadas para o desenvolvimento sustentável de suas práticas.
EMENTA:

Ementa:
Ecoturismo no contexto de turismo na natureza; políticas públicas para o desenvolvimento do ecoturismo; Formação do trade ecoturístico - o papel do setor privado e das ONG´s; A educação ambiental para (eco)turistas e comunidades envolvidas; Valoração econômica e ambiental dos recursos do ecoturismo; geoindicadores e desenvolvimento sustentável do ecoturismo.

INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO:
Visitas técnicas e respectivos relatórios; análise de filmes seguidos de debate orientado; seminários e avaliação escrita dissertativa



BIBLIOGRAFIA:

COSTA, V. C. da; et al. O desafio do ecoturismo em Unidades de Conservação. In: Revista GEOUERJ, n. 8, 2º. Semestre de 2000. Rio de Janeiro: Depto. De Geografia da UERJ, p. 55-66.
COSTA, N. M. C. da, NEIMAN, Z. COSTA, V. C. da (orgs). Pelas trilhas do Ecoturismo. Ed. Rima. S. Paulo. 2008.
FENNELL, D. A. Ecoturismo. Uma Introdução. Ed. Contexto. S. Paulo - SP. 281p. 2002.
LINDEBERG, K. et al. (orgs) Ecoturismo: Um guia para planejamento e gestão. Ed. Do SENAC. S. Paulo - SP. 290p. 2002.
NEIMAN, Z et al. Ecoturismo no Brasil. (orgs) Ed. Manole Ltda. Barueri - SP, 296p. 2005.
PEDRINI, A. de G. (org.). Ecoturismo e Educação Ambiental. Papel virtual ed. Rio de Janeiro - RJ. 92p. 2005.
PIRES, P. dos S. Dimensões do Ecoturismo. Ed. Do SENAC. S. Paulo- SP. 272p. 2002.