UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Técnicas de Relações Pùblicas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-11439
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender a natureza dos públicos, seus processos de formação e comportamento. Sensibilizar o aluno para as possibilidades de uso de instrumentos de comunicação com públicos internos e externos. Capacitar o aluno a planejar e confeccionar instrumentos de comunicação dirigida.
EMENTA:

Conceitos de Relações Públicas. Análise dos conceitos de Relações Públicas e seus pressupostos teóricos. Definição e tipificação de "públicos" em Relações Públicas. Os públicos, a comunicação e a cultura organizacionais. Características da comunicação com os diferentes públicos. O processo de comunicação dirigida. Instrumentos de comunicação oral, escrita, audiovisual e aproximativa: planejamento e confecção. Atividades lúdicas, educativas e culturais como modos de promoção da cidadania e aproximação entre públicos. Reflexões sobre o conceito de assessoria de imprensa. Formas usuais de relacionamento com a imprensa. Fornecimento de dados.


BIBLIOGRAFIA:

ANDRADE, Cândido Teobaldo de S. Curso de Relações Públicas: para entender os diversos públicos. São Paulo: Thomson, 2003.
CESCA, Cleuza Gimenez. A comunicação dirigida escrita na empresa. São Paulo: Summus, 1995.
DIAS, Vera. Como potencializar o trabalho de sua assessoria de imprensa. In: LUCAS, Luciane. Media Training. São Paulo: Summus, 2007.
FREITAS, Ricardo F. A assessoria de imprensa e o gestor público: atenção à orquestra midiática. In: LUCAS, Luciane. Media Training. São Paulo: Summus, 2007.
__________; ESTRELLA, Charbelly; BENEVIDES, Ricardo. Por dentro da Comunicação Interna: tendências, reflexões e ferramentas. Curitiba: Champagnat, 2009.
KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.
__________ (org.). Obtendo resultados com Relações Públicas. São Paulo: Thomson Heinle, 2006.
LESLY, Philip. Os fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo: Pioneira, 1995.
MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia. São Paulo: Contexto, 2004.