UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE HISTORIA
DISCIPLINA: História do Rio de Janeiro
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFCH01-11434
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Turismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

LEVAR OS ALUNOS A ENTENDEREM O PROCESSO DE FORMAÇÃO HISTÓRICA E ESPACIAL DA REGIÃO DO RIO DE JANEIRO, INCLUINDO A CIDADE E O ESTADO, COM O OBJETIVO DE TRANSFORMÁ-LA NUM LUGAR DE INCREMENTO DE POLÍTICAS DE TURISMO; DISCUTIR AS POSSIBILIDADES DE DEFINIÇÃO DA REGIÃO COMO UM ESPAÇO DE TURISMO ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO DE SEU POTENCIAL HISTÓRICO, DO SEU PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL, DE SUAS CULTURAS, DE SEUS USOS SOCIAIS E POLÍTICOS.
EMENTA:

NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE NO PERÍODO COLONIAL; PROCESSO DE OCUPAÇÃO DAS ÁREAS DA GUANABARA E EXPANSÃO PARA O INTERIOR; PATRIMÔNIO BARROCO E EXPANSÃO URBANA: VIDA SOCIAL E CULTURA NA CIDADE E NA CAPITANIA DO RIO DE JANEIRO; REGIÃO DO RIO DE JANEIRO E MINAS GERAIS: CIRCULAÇÃO ECONÔMICA E RIQUEZA - ESTRADAS REAIS E NOVA GEOGRAFIA URBANA; RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX: CIDADE CAPITAL DO IMPÉRIO OIRTUGUÊS E EXPANSÃO AGRÍCOLA DA REGIÃO - FAZENDAS DE CAFÉ, CULTURA ARISTOCRATA E MODERNIZAÇÃO ECONÕMICA; VALE DO PARAÍBA FLUMINENSE E RECÔNCAVO DA GUANABARA NA DIREÇÃO NORTE: EXPANSÃO DO CAFÉ E FERROVIAS - CAMINHO DO PROGRESSO; ESCRAVIDÃO, ABOLIÇÃO, TRABALHO LIVRE E REPÚBLICA: CRISE DO MODELO ESCRAVISTA E MUDANÇAS POLÍTICAS; RIO DE JANEIRO DO SPECULO XX: REFORMAS URBANAS E DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA DA REGIÃO - OLIGARQUIAS FLUMINENSES E PROCESSO POLÍTICO DA PRIMEIRA REPÚBLICA; REVOLUÇÃO DE 1930, REDEMOCRATIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO VARGUISTA: TENSÕES ENTRE CAPITAL E ESTADO; INVENÇÃO DO ESTADO DA GUANABARA, POLÍTICA DESENVOLVIMENTISTA E FALTA DE ALTERNATIVAS PARA O ESTADO; PROCESSO DE FUSÃO E CONSEQUÊNCIAS; NOVO CENÁRIO PARA A CAPITAL: RIO, CIDADE DE EVENTOS; NOVO CENÁRIO PARA O ESTADO: DIVERSIDADE ECONÔMICA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO.


BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Maurício de Almeida. Evolução urbana do Rio de Janeiro: IPLANRIO: J. Zahar 1987.
EDMUNDO, Luiz. O Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938. 3 v.
FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. O Brasil republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. 4 v.
FERREIRA, Marieta de Moraes. A República na velha província: oligarquias e crise no estado do Rio de Janeiro (1889-1930). Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1989.
FERNANDES, Neusa; COELHO, Olinio Gomes P. História e geografia fluminense. Rio de Janeiro: Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, 2008.
MENEZES, Lena Medeiros de. Os estrangeiros e o comercio do prazer nas ruas do Rio (1890-1930). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992.
MOTTA, Marly Silva da; SARMENTO, Carlos E. A Construção de um estado: a fusão em debate. Rio de Janeiro: FGV, 2001.
RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins. João do Rio: a cidade e o poeta - olhar de fâneur na belle époque tropical. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.
SILVA, Mauro Osorio. Rio Nacional, Rio Local: Mitos e Visões sobre a crise Carioca e Fluminense. Rio de Janeiro: SENAC, 2005. V. 1.
URANI, Andre. Trilhas para o Rio - Do Reconhecimento da Queda à Reinvenção do Futuro. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2009.