UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Gestão de Empreendimentos Turísticos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-11423
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

O estudante deverá estar capacitado a utilizar os conhecimentos administrativos na sua atuação profissional, planejando, organizando, dirigindo, coordenando e controlando com eficácia, eficiência e efetividade as operações empresariais campo do Turismo.
Preparar o egresso para a gestão de empresas turísticas, conscientizando-o das especificidades desse tipo de gestão; bem como da segmentação diversificada dos negócios em Turismo.
Aplicar os conhecimentos adquiridos de gestão de forma sistêmica.

EMENTA:

Gestão de Empresas prestadoras de serviço, segundo as especificidades da área de Turismo. Cadeia de Suprimentos. Sistema de Franquias. Sistemas de Informação, a consideração de técnicas inovadoras como parcerias, terceirização, joint-venture. Análise de Processos organizacionais. Sistema de Avaliação. Sistema de Indicadores de Desempenho
INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO:
Estudos de Caso, Vídeos e Exercícios.



BIBLIOGRAFIA:

ALBRECHT, Karl. Revolução nos Serviços. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
HALL, Richard H. Organizações, estruturas, processos e resultados. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Administração de Projetos.São Paulo: Atlas, 2006.
MONTEJANO, Jordi Montaner. Estrutura do Mercado Turístico. São Paulo: Roca, 2001
PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
TEIXEIRA, Élson. Teoria Geral da Administração e prática. Rio de Janeiro: FGV, 2003