UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Agenciamento e Operação de Turismo
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-11422
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

GERAIS:
Qualificar e capacitar os alunos de acordo com o mercado turístico e conforme o novo perfil das Agências de Viagens, trabalhando o conhecimento das empresas e suas repercussões em âmbitos econômicos, sociais e políticos. Capacitar os alunos a montar, cotizar e operar roteiros e pacotes turísticos aéreos, rodoviários e intermodais, nacionais e internacionais, individuais ou em grupos.
ESPECÍFICOS:
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: a) estabelecer o relacionamento interpessoal efetivo com o cliente, de modo a torná-lo satisfeito no contato com o profissional de Turismo (agente de viagens); b) demonstrar conhecimento técnico no cotidiano da atividade. c) discutir o novo papel do agente de viagens, com enfoque na consultoria em viagens.

EMENTA:

Surgimento das Agências de Viagens, definição e sua importância. Tipologia. Legalização de uma Agência de Viagem. Organograma de uma Agência de Viagens e seus principais mercados. Código de Ética do Agente de Viagens. Documentos e formulários que tramitam em uma Agência de Viagens. Outros serviços (locação de veículos, cruzeiros marítimos, passes ferroviários, hotel, seguro viagem). Tipos e modalidades dos roteiros turísticos; tempos e distâncias na elaboração de roteiros; componentes do custo de pacotes turísticos; formação do preço de venda; canais de distribuição; estabelecimento das condições gerais; montagem da folheteria.
Uso de softwares e sistemas de reservas específicos para o setor turístico
INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO:
Provas escritas, discursivas, de caráter interpretativo. Trabalhos complementares. Exercícios. Seminários.



BIBLIOGRAFIA:

BRAGA, Débora Cordeiro (org.). Agência de viagens e turismo: práticas de mercado. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
PETROCCHI, Mário e BONA, André Luís Viola. Agências de turismo planejamento e gestao. São Paulo: Futura, 2003.
DANTAS, José Carlos de Sousa. Qualidade do atendimento nas agências de viagens. São Paulo: Roca, 2002.
TOMELIN, Carlos Alberto. Mercado de agências de viagens e turismo. São Paulo: Aleph, 2001.