UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Produção do Espaço Turístico
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-11418
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender a importância da Geografia para a análise dos fenômenos turísticos;
Identificar os elementos que constituem a natureza do espaço;
Reconhecer a dimensão espacial do turismo enquanto processo;
Perceber a espacialidade do turismo em sua evolução histórica.

EMENTA:

A produção do espaço: noções fundamentais. Estrutura, processo, função e forma. Do meio natural ao meio técnico-científico informacional: a contribuição de Milton Santos. As práticas turísticas e sua espacialidade ao longo da história. Estrutura e elementos do espaço turístico, ordenamento territorial e desenvolvimento.


BIBLIOGRAFIA:

BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC, 2001.
BOULLÓN, Roberto C. Planejamento do espaço turístico.Bauru-SP: EDUSC, 2002.
HALL, G. Michael. Planejamento turístico: políticas, processos e relacionamentos. São Paulo: Contexto, 2001.
PEARCE, Douglas G. Geografia do turismo: fluxos e regiões no mercado de viagens. São Paulo: Aleph, 2003.
PETROCCHI, Mário. Turismo: Planejamento e Gestão. São Paulo: Futura, 1998.
RUSSCHMANN, Doris. Turismo e Planejamento Sustentável. A proteção do meio Ambiente. Campinas-SP: Papirus, 1997.
____; SOLHA, Karina Toledo (orgs). Planejamento turístico. Barueri-SP:Manole, 2006.