UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Espaço Turístico Fluminense
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-11417
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Destacar a grande potencialidade turística do Estado do Rio de Janeiro. Analisar as singularidades naturais e sócio-culturais do Estado do Rio de Janeiro; Relacionar os diferentes modelos de regionalização fluminense; Analisar o estado do rio de janeiro no contexto do mercado turístico brasileiro.
EMENTA:

Espaço; espaço turístico; o estado do rio de janeiro e sua formação; litoral Fluminense; A geomorfologia do Estado do Rio de Janeiro; cobertura vegetal original e remanescente no Rio de Janeiro; aspectos climáticos no Estado do Rio de Janeiro; unidades de conservação no território fluminense; patrimônio histórico-cultural presente e relevante no Estado do Rio de Janeiro; as regiões oficiais e a regionalização turística fluminense; a formação do espaço turístico da Cidade do Rio de Janeiro.


INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO:
Visitas técnicas e respectivos relatórios; análise de filmes seguidos de debate orientado; seminários e avaliação escrita dissertativa.



BIBLIOGRAFIA:

BADIN, Luciana; BARTHOLO, Roberto; DELAMARO, Maurício. Turismo e sustentabilidade no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
CIDE - Centro de informações e dados do Estado do Rio de Janeiro. Caderno Dados de Referência. Rio de Janeiro: SEPCI, 2005.
______. Território. Rio de Janeiro: CIDE, 1997.
FRATUCCI, Aguinaldo César. Participação comunitária na gestão do turismo nos municípios do estado do Rio de Janeiro: Análise do processo do PNMT. IN: BARTHOLO, Roberto; DELAMARO, Mauricio; BANDIN, Luciana. Turismo e sustentabilidade no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. p. 246-266.
___. Redes-regionais de turismo: possibilidades e conflitos. O caso da Região turística das Agulhas Negras - RJ IN: Anais do IX Encontro Nacional de Turismo com Base Local. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. ISSN 1808-9755. Cd-rom.
____. O ordenamento territorial da atividade turística no Estado do Rio de Janeiro: processos de inserção dos lugares turísticos nas redes do turismo. 2000a. 178 f. Dissertação (mestrado em geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ.
LESSA, Carlos. Metrópoles - O Rio de Janeiro de todos os Brasis. Rio de Janeiro: Record, 2001.
MACHADO, Marcello de Barros Tomé. O Rio de Janeiro na modernidade: a construção de um cenário para o turismo. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana-Turismo). Universidade de São Paulo-USP, São Paulo, 2002.
______. A evolução contraditória do turismo: um estudo sobre a cidade do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Geografia-Ordenamento Territorial). Universidade Federal Fluminense-UFF, Niterói-RJ, 2006