UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Geoprocessamento
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-11409
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar o papel do geoprocessamento (das geotecnologias e do SIG) na criação de dados espaciais para apoio à decisão de projetos turísticos, além de promover o conhecimento na confecção e/ou utilização de mapas temáticos digitais de regiões turísticas;
Demonstrar a capacidade de utilizar ferramentas de SIG como importante instrumento para viabilizar a interpretação de bases cartográficas, imagens de satélites, fotografias aéreas, modelos digitais do terreno e avaliação (análise espacial) voltadas ao mapeamento das potencialidades e limitações ao desenvolvimento do turismo.

EMENTA:

Conceitos e estado da arte da Cartografia Temática Digital; conceito e Histórico de Geoprocessamento; O que é SIG e como começou; Aquisição de base de dados correlacional em SIG ( gráfico e não gráfico); usuários e aplicabilidade do GIS no turismo; Softwares e Hardwares; Procedimentos e Metodologia de Aplicativos; Estrutura de dados Vetorial e Matricial; Formas de armazenamento, estruturas e representações de dados espaciais; entrada de dados; Informação Georreferenciada ( pré e pós processamento ); Digitalização ( vetorização e rasterização ) via scanner e mesa digitalizadora , uso e coleta de dados via GNSS/GPS ( teoria e prática); MDT ( Modelo Digital do Terreno) e sua utilização para o turismo; Base teórica do Sensoriamento Remoto ( tipos de sensores, resoluções e reconhecimento de alvos; Análise espacial de dados para o turismo; Tipos e aplicabilidade: Buffer, Booleana, média aritmética, multicritério, lógica fuzzy, entre outras.

INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO:
Visitas técnicas e respectivos relatórios; análise de filmes/vídeos, seguidos de debate orientado; seminários, trabalhos práticos em laboratório de informática e avaliação escrita dissertativa.



BIBLIOGRAFIA:

CÂMARA, Gilberto; MONTEIRO, Antônio Miguel e DAVIS, Clodoveu. Geoprocessamento: Teorias e Aplicações. Livro on line, disponível em: http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/
CHRISTOFOLETTI, Antônio, MORETTI, Edmar, TEIXEIRA, Amandio L. A. Introdução aos sistemas de Informação Geográfica. Rio Claro: Edição do autor, 1992. 80p.
COELHO, Luiz e BRITO, Jorge Nunes. Fotogrametria Digital. EdUERJ: Rio de Janeiro. 2007. 196p.
CEÓSTA, Álvaro p. Processamento Digital de Imagens e Sensoriamento Remoto. IG/UNICAMP: Campinas, SP. 1993. 170p.
MARTINELLI, Marcello. Curso de Cartografia Temática. Ed. Contexto: São Paulo. 1991. 180p.
MOREIRA, Mauricio Alves. Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologias de Aplicação. Ed. UFV: Viçosa, 2005. 320. Complemento do livro em: http://www.ltid.inpe.br/dsr/mauricio/livro.html
ROCHA, José Antônio M. R. GPS: Uma abordagem prática. 2003. 235p.
ROCHA, Cezar Henrique Barra. Geoprocessamento; Tecnologia Trasnsdisciplinar. Ed. UFJF. 3ª. Ed., 2004. 220p.
TEIXEIRA, Amandio Luís de Almeida e CHRISTOFOLETI, Antonio. Sistemas de informação Geográfica; Dicionário Ilustrado. Ed. Hucitec: São Paulo. 1997. 244p.
XAVIER-DA-SILVA, J. Geoprocessamento para análise ambiental. Rio de Janeiro: Ed. Do autor, 2001. 227p. Disponível em: http://www.lageof.ufrj.br
XAVIER-DA-SILVA, Jorge e ZAIDAN, Ricardo Tavares. Geoprocessamento e análise Ambiental - Aplicações. Ed. Bertrand: Rio de Janeiro. 2005. 368p.