UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Fundamentos de Ecologia e Manejo de Ecossistemas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-11405
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Promover o conhecimento e a fundação básica sobre ecologia e estimular discussões sobre o que é e como vem sendo realizado o manejo de ecossistemas, particularmente no Brasil, ilustrando através de exemplos, os aspectos positivos e negativos da atual forma de gestão dessas áreas
EMENTA:

Principais conceitos ligados à ecologia e biogeografia; catástrofes naturais x processos ecológicos; atividades humanas e sua ameaça aos processos ecológicos locais; unidades de conservação: legislação, manejo e gestão de ecossistemas brasileiros; fragmentação ecológica e corredores de conectividade.


BIBLIOGRAFIA:

AB' SABER, A. Os Domínios de Natureza do Brasil. Potencialidades Paisagísticas. Ateliê Editorial. São Paulo - SP, 2003. 159p.

ALBAGLI, S. Geopolítica da Biodiversidade. E. IBAMA, Brasília - DF, 1998. 273p.

ARAÚJO, M.A.R. Unidades de Conservação no Brasil: da República à Gestão de Classe Mundial. Ed. SEGRAC - B. Horizonte. 2007. 272 p.

ARRUBA, M.Be SÁ, L.F.S. N de (orgs). Corredores Ecológicos. Uma abordagem integradora de Ecossistemas no Brasil. E. IBAMA, Brasília - DF, 2004. 2003 p.

BENSUSAN, N. Conservação da Biodiversidade em áreas protegidas. FGV ed. 2006. 176 p.

OLIVEIRA, R. R. de . As Marcas do Homem da Floresta. História Ambiental de um trecho de Mata Atlântica. Ed. PUC Rio. 2005. 232 p.

PADUA, C.V. et al. (Orgs.). Métodos de Estudos em Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Ed. UFPR. Curitiba - PR, 2004.665 p.

PRIMACK, R.B. et al. Biologia da Conservação. Ed. Midiograf, Londrina - PR. 2002. 327 p.

ROCHA, C.F.D. da et al. A biodiversidade nos grandes remanescentes florestais do Estado do Rio de Janeiro e nas restingas da mata Atlântica. Ed. RIMA. 2003. 160 p.