UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Turismo, História e Sociedade
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-11398
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Instrumentalizar o aluno pelo conhecimento aprofundado na conceituação de temas como: tradição e modernidade, pós-modernidade, globalização e mundialização, sociedade e Estado, indústria cultural e a mercantilização do lazer, identidade social e cultural, territorialidade, classes sociais e exclusão.
EMENTA:

Tradição e modernidade; Pós-modernidade, globalização x mundialização; a sociedade e o Estado espetáculo; indústria cultural e mercantilização do lazer. Identidade social e cultural e territorialidade; qualidade de vida. Classes sociais e exclusão.
Cidades e turismo urbano: Metropolização, Desigualdade e Desenvolvimento capitalista; Estratificação Sócio-espacial, espoliação urbana e o direito à cidade; Movimentos sociais e políticas públicas urbanas; Gestão social das cidades

INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO:
Provas; trabalhos de pesquisa com emissão de análise crítica.



BIBLIOGRAFIA:

BAUMAN, Z. O Mal-estar da Pós-modernidade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro, Editora Marco Zero
BOYER, Marc. História do turismo de massa. Bauru-SP: EUDSC, 2003.
CASTELLS, M. O Poder da Identidade. São Paulo, Paz e Terra, 2000
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GENTILI, P. (Org.) A Globalização Excludente. Petrópolis, Vozes, 1999
KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo. Para uma nova compreensão do lazer e das Viagens. São Paulo: Aleph, 2000
___. Sociologia do turismo: Para uma nova compreensão do lazer e das viagens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989
KUMAR, K. Da Sociedade Pós-industrial à Pós-moderna. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1997
LIMA, Luiz Costa (Org.) Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990
PAIVA, Maria das Graças M. V. Sociologia do Turismo. Campinas, Papirus, 2000
PADILHA, Óscar de la Torre. El turismo: fenômeno social. México: Fondo de Cultura Económica, 1997.