UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Ciências Sociais e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-11391
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 5)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Introduzir temas atuais da Antropologia, Sociologia e Ciência Política contemporânea, relacionando-as com a Educação Brasileira.
Abordar um dos Temas Transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, destacando a contribuição das Ciências Sociais.

EMENTA:

Temas atuais da Antropologia, Sociologia e Ciência Política contemporâneas, relacionando-as com a Educação Brasileira.
A construção de identidades na modernidade e a Escola.
As culturas nacionais, Globalização e Educação: o local e o global.
A invenção das tradições, a Modernidade e Escola.
Culturas Hibridas e transnacionais: lógicas, dimensões e consequências da globalização.
Diversidade e Ensino Básico: regional, de gênero, de geração, étnicas e populacionais.
Enfoques antropológicos e sociológicos de Temas Transversais/ Parâmetros Curriculares Nacionais - Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-08168 Top Esp III- Culturas Juvenis e Educação
EDU05-08170 Top Esp III- Sociologia da Educação I
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental/MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais - Apresentação de Temas Transversais. Brasília: Mec, 1998.

BECK, U. O que é globalização? Equívocos do Globalismo - Respostas a Globalização, São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CANCLIN, N. G. Culturas Híbridas, São Paulo: EDUSP, 1997.

Carvalho, Marília Pinto de. No coração da sala de aula: gênero e trabalho docente nas serieis iniciais. São Paulo: Xamã, 1999.

CAVALCANTE, Lucíola Inês Pessoa. Formação de Professores na perspectiva dos professores indígenas da Amazônia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.22, p. 14-24, jan/fev/mar/abr., 2003.

HALL, Situart. A identidade na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

HOBSBAWN, E. A invenção das tradições. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

MICCELLI, S. O que ler na ciência social brasileira. (1970-1995), São Paulo: Sumaré/ANPOCS, Brasília, DF: CAPES, 1999.

SAID, E. W. O Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

SILVA T. T. da. (Org) O que é, afinal, Estudos Culturais ? Belo Horizonte: Autentica, 2004.