UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Tecnologias e Prática Pedagógica
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-11389
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Conhecer e distinguir recursos de tecnologia de informação e comunicação para a educação; mobilizar seus conhecimentos disciplinares, por área, relacionando-os aos recursos de tecnologia; discutir a prática pedagógica para uma atuação contextualizada, envolvendo o trabalho com tecnologias.
EMENTA:

Práticas docentes com tecnologias; práticas docentes com tecnologias de informação e comunicação: significar e ressignificar; os campos disciplinares e a cibercultura; tecnologia e mediação pedagógica.


BIBLIOGRAFIA:

BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.
ASSMAN, Hugo (org). Redes digitais e a metamorfose do aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
LETWIN, Edith. Tecnologia educacional: política histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
ALMEIDA, Fernando Jose, FONSECA JR, Fernando Moraes. Proinfo: Projetos e Ambientes Inovadores/Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
ALAVA, Seraphin. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.
COSCARELLI, Carla. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.