UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Retórica e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-11387
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Apresentar historicamente a retórica e suas implicações pedagógicas.
Apresentar os princípios da elaboração e da estruturação do discurso, segundo a retórica clássica.
Analisar a influência da retórica sobre as diversas formas de expressão.
Refletir sobre a influência da estruturação do discursos sobre a estruturação do pensamento e a apreensão da realidade.

EMENTA:

A retórica se configurou, desde seus primórdios, como uma disciplina de natureza pedagógica, associada à necessária formação do indivíduo social: segundo seu mito de origem, que remete à Sicília do século V a.C, a necessidade dos cidadãos de Siracusa de defender seus direitos de propriedade diante daqueles que teriam sido talvez os primeiros tribunais públicos, teria levado Corax, discípulo de Empédocles, o inventor da retórica segundo Aristóteles, a ensinar-lhes as técnicas da elaboração e da elocução do discurso persuasivo. Quando, entre os séculos V e VI já da nossa era, se consolidada um programa completo de ensino escolar destinado aos homens livres, essa mesma retórica já se encontra inserida no trivium, junto à gramática e a dialética, dentro do conjunto das sete assim chamadas artes liberais. Matéria, assim, de conformação básica do indivíduo social, a arte da elaboração do discurso e suas categorias não só penetraram todas as formas e meios de expressão como modelaram, desde cedo, a nossa própria maneira de pensar.
Pretende-se, neste curso, abordar historicamente a retórica em suas relações com a pedagogia, estudar seus princípios e suas categorias, com a finalidade, sobretudo, de buscar compreender a forma pela qual a arte oratória determinou e estruturou as nossas formas discursivas, influenciando, em última análise, nossa estrutura de pensamento e apreensão da realidade.
- O surgimento da retórica.
- Retórica e educação - da Idade Média ao século XIX.
- Reabilitação da retórica no século XX.
- Introdução aos princípios da estruturação e elaboração do discurso segundo a retórica clássica.
- Retórica como modelo estruturante.



BIBLIOGRAFIA:

REBOUL, Oliver, Introdução à retórica, São Paulo: Martins Fontes, 2004.
ARISTÓTELES. Retórica. São Paulo: Rideel, 2007.
CICERO, Marco Túlio. Retórica a Herenio. São Paulo: Cultura 1944.
TRANGALE, D. Introdução à Retórica: A Retórica como Crítica Literária. São Paulo: Duas Cidades., 1988.
TODOROV, Tzevetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979.
COHEN, Jean; BREMOND, Claude; GRUPO NU; KUENTZ, Pierre; GENETTE, Gérard; BARTHES, Roland. Pesquisas de retórica. Petrópolis: Vozes, 1975.
DUBOIS, J.; EDELINE, F.; KLINKENBERG, J. M.; MUNGUET, P.; PIRE, F.; TRINON, H. Retórica Geral. São Paulo: Cultrix, 1974.