UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUAD
DISCIPLINA: Processos de Formação de Educadores: Lugar e Significado de Histórias de Vida
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-11382
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Formação de educadores como processo dialógico. Papel (ao mesmo tempo) subjetivo e coletivo da memória na formação de educadores. Construção de processos de formação de educadores que levem em consideração estas dimensões.

OBJETIVO(S):

. Proporcionar aos alunos um espaço para a narração / escrita de sua história de vida e formação, como meio de (re)conhecimento de seu próprio percurso de formação.

. Fornecer instrumentos teóricos para que cada um possa analisar as etapas fundamentais de sua formação em relação com a história do seu grupo social e do país.

. Incentivar, pela prática da escuta das histórias de vida e formação dos colegas, a capacidade de entender os mecanismos múltiplos pelos quais cada educador / futuro educador constrói seu percurso de formação.

. Ressignificar o uso de histórias de vida na formação inicial ou continuada de educadores (alfabetizadores, professores, agentes culturais, comunitários, etc.), em escolas e em demais projetos educativos em instâncias sociais.



BIBLIOGRAFIA:

BUENO, Belmira et alii. A vida e o ofício dos professores, formação continuada, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998.

CATANI, Denice et alii. Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.

DESMARAIS, Danielle, PILON, Jean-Marc (coord). Pratiques dês histoires de vie - au Carrefour de La formation, de la recherche et de I´intervention. Paris: L´Harmattan, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Cap. 2. 46. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. p. 65-87.

DOMINICé, Pierre. A formação de adultos confrontada pelo imperativo biográfico. Resvita Educação e Pesquisa. V. 32, n. 2. P. 329-343. São Paulo: USP: Faculdade de Educação, maio/ago 2006.

__________. La biographieéducative, instrument de recherche pour I´education dês adultes. Education et Recherche, n. 3. Génêve, 1982.

___________. L´histoirie de vie comme processus de formação. Paris: L´ Harmattan, 1990.

FERRAROTTI, Franco. Histories et histories de vie. La méthode biographique dans lês sciences sociales. Paris: Méridiens: Klincksieck, 1983.

JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Revista Educação e Pesquisa. V. 32. N. 2. P. 329-343. São Paulo: USP: Faculdade de Educação, maio/ago 2006.

NóVOA, Antonio. Vida de professores. Porto: Porto Ed., 1995.

PINEU, Gaston, Marie Michele. Produire as vie: autoformation et autobiographie. Montréal, Québec: Saint Martin, 1983.

__________. Histoires de vie. Tome 1. Utilisation pour La formation. Paris: L´Harmattan, 1989.

__________. As histórias de vida em formação; gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Revista Educação e Pesquisa. V. 32. N. 2. P. 329-343. Maio/ago 2006.

SCHóN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NóVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992.

SOUSA, Elizeu Clementino, MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2008.

SOUZA E SILVA, Jailson. Por que uns e não outros? Caminhada de jovens pobres para a universidade. Rio de Janeiro: Viveirode Castro Ed., 2003.

STROZENBERG, Ilana, ARAúJO, Maria Paula. Trajetórias de vida, formação de lideranças populares e estratégias culturais de inclusão social. In: VII Encontro Nacional de História Oral, 2004, Goiânia. História e Tradição Oral, 2004. Acesso em 25/01/2009. http://www.ppghis.ifcs.ufrj.br/media/paula_trajetorias_vida.pdf