UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-11380
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Compreender concepções de educação de jovens e adultos (EJA) a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n. 9.394/96; do Parecer CEB/CNE n. 11/2000; do Documento Preparatório Nacional para a Educação de Jovens e Adultos (2008); das V e VI Conferências Internacionais de Educação de Adultos que "suleiam" programas e projetos do governo federal nos últimos 20 anos.
Discutir e refletir sobre o que define uma política pública: características e funções em sociedades democráticas.
Mapear, discutir, organizar e apresentar estudos sobre os principais programas ofertados como política pública para a EJA no Brasil, nos últimos 20 anos.

EMENTA:

Políticas de educação de jovens e adultos (EJA): historicidade. Concepção de suplência e caráter compensatório. Alargamento de concepções: da alfabetização à educação básica; da escolarização ao aprender por toda a vida. Conquistas do final da década de 1990: a) política: direito à educação para todos; b) pedagógica: reconhecimento da EJA como modalidade de ensino; c) ontológica: aprender como necessidade humana por toda a vida. Características das políticas formuladas: universalismo; diversidade de públicos; constituintes socioculturais; experiências de trabalho como princípio educativo.


BIBLIOGRAFIA:

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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394 de 20 dez. 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm