UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Pedagogia das Competências
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-11376
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

. Analisar criticamente os modelos de competências, mediante a compreensão preliminar das bases históricas e conceituais do surgimento e das dimensões dessa noção, bem como das tendências de sua apropriação como ordenadora da relação trabalho e educação em nível internacional e nacional.
. Conhecer e compreender dos princípios e metodologias referentes a identificação, normalização, capacitação, avaliação e certificação por competências.
. Compreender as implicações curriculares suscitadas pela pedagogia das competências.
. Confrontar a pedagogia das competências com a concepção integrada de educação.

EMENTA:

Bases históricas, conceituais e legais do surgimento da noção de competência como ordenadora da relação trabalho-educação. As dimensões da aplicação do modelo das competências, princípios e metodologias. A noção de competência na legislação educacional brasileira; LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Decreto 2.208/97, DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais), Decreto 5.154/2004. A noção de competência como referência internacional da Educação Profissional. As competências como referência para a gestão do trabalho: competências e qualificação. As competências como referência pedagógica: competências e disciplinas. A concepção integrada de educação.


BIBLIOGRAFIA:

EPSJV/FIOCRUZ. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2006, V. 1. Verbetes: Avaliação por Competências (p. 34-38); Certificação de Competências (p. 55-65); Currículo por Competências (p. 81-86); Pedagogia das Competências (183-188).
LE BOTERF. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3ª edição. Porto Alegre. Artmed, 2003.
HIRATA, Helena. Da polarização das qualificações ao modelo das competências. In: FERRETTI, Celso et alli (org.). Tecnologias trabalho e educação. Um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994. P. 124-134.
RAMOS, M. N. A Pedagogia das Competências: Autonomia ou adaptação. São Paulo: Cortez, 2001. ______. A educação profissional pela Pedagogia das Competências: para além da superfície dos documentos oficiais. Educação e Sociedade., v. 23, p. 405-427, 2002.
__________. É Possível uma Pedagogia das Competências Contra-Hegemônica? Relações entre Pedagogia das Competências, Construtivismo e Neopragmatismo. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, v. 1, n. p. 93 - 114, 2003.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
SCHWARTS, Yves. Os ingredientes da competência: um exercício necessário para uma questão insolúvel. In: Educação & Sociedade, Campinas, ano 19, n. 65, dez. 1998.