UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Leitura e Literatura na Escola
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-11374
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Abordar e discutir criticamente as questões que envolvem o trabalho com leitura e literatura nas séries iniciais; apresentar propostas metodológicas para o trabalho com literatura na escola.
EMENTA:

A leitura e o leitor; a leitura na escola; a literatura infanto-juvenil; o trabalho com o texto literário nas séries iniciais; proposta metodológica para o trabalho com o texto literário na escola.


BIBLIOGRAFIA:

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1987.
IDEM. A literatura infantil - histórica, teoria, análise. São Paulo: Quíron, 1987.
IDEM. Literatura infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980.
LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira - História e histórias. São Paulo: Ática, 1984.
IDEM. Um Brasil para crianças. São Paulo: Global, 1986.
SILVEIRA, Elisabeth Santos da. O aluno entende o que se diz na escola? Rio de Janeiro: Dunya, 1999.
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler - e formando leitores para a vida toda. Rio de Janeiro: Dunya, 1999.